No entanto, o dress code para casamentos é sempre o mesmo, independentemente das muitas e frequentes mudanças da moda.
Pela manhã
Os casamentos de manhã costumam ser mais simples e pedem roupas menos complicadas. Os tailleurs, vestidos curtos (sem exageros), e até mesmo saias com blusas caprichadas são os que mais combinam. Use cores claras ou estampas delicadas.
Tecidos: crepes, sedas foscas, rendas opacas, linhos e algodões.
Sapatos: sandálias, sapatilhas e escarpins. Esqueça as botas, elas não são uma opção para casamentos!
Bolsa: o tamanho das bolsas vai diminuindo à medida que o dia vai escurecendo, mas de qualquer maneira, casamento não é lugar para cestas, nem para bolsas gigantes!
Chapéus: se a cerimônia for ao ar livre (fazendas, sítios, clubes), se o dia estiver ensolarado e você for louca por um chapéu, saiba que é uma ótima oportunidade de usá-lo.
À tarde ou à noite
Hoje em dia, os casamentos à tarde costumam acabar em festa e podem se estender até altas horas. Por isso, vista-se para um acontecimento noturno.
Os vestidos das convidadas podem ser curtos e mais sofisticados ou longuetes. É a hora dos decotes, dos bordados, das bijuterias mais vistosas. O longo, em geral, é para a turma do altar - a não ser que o casamento seja extremamente formal.
Tecidos: tafetás, rendas e os de seda (organzas, chiffons, crepes, shantung...) são os mais indicados.
Bolsa: carteiras mais preciosas.
Sapatos: altos e sandálias noturnas (não é mais hora de saltos de madeira e anabelas de corda ou cortiça).
Chapéus: não são mais usados. Prefira, se quiser, um enfeite ou um véuzinho.
Regras que valem para qualquer horário
-Casamento é o evento certo para um pretinho básico, é o uniforme básico das convidadas. Preto só não vai para o altar! Capriche nos acessórios para deixar sua roupa mais sofisticada.
-Admite-se terninhos e calças compridas para convidadas, mas capriche no tecido. Seda e tafetá são as melhores escolhas. Agora, se você vai para o altar, prefira os vestidos.
-Para o frio: seu vestido é decotado e você não abre mão?Aposte em paletozinhos de pele ou em boleros de tecidos preciosos como veludo, rendas, brocados ou bordados de paetês. As pashiminas e xales também resolvem o problema.
-As meias-calças mais indicadas são aquelas mais finas, com alguma transparência. As rendadas podem até ser uma opção, mas apenas se forem bem discretas. Esqueça, por exemplo, as arrastão e as de oncinha.
-Não use sapato e bolsa do mesmo tecido ou muito parecidos. Quebre o “conjuntinho” usando cor ou textura diferentes. Exemplo: seu vestido é preto, use-o com sandálias vermelhas e bolsinha preta de lantejoulas. Seu vestido é vermelho, prefira sandálias metalizadas e bolsinha bordada.
Casamento de dia: é hora dos vestidos menos complicados e mais curtos - Stella McCartney . inverno 2011. Cores claras são bem vindas para o horário.
Casamento de dia, mais sofisticados, ou à noite: os brilhos são bem vindos, e os curtos continuam valendo.
Casamento de dia, mais sofisticados, ou à noite: se tiver frio, invista em um casaquinho para acompanhar o seu vestido - Valentino . inverno 2011.
Casamentos a noite: invista nas pedrarias e transparência.
Casamentos a noite: decotes mais profundos ficam bem, mas fique atenta no hora de sentar-se.
Casamentos a noite: se tiver frio, prefira as meias-calças mais finas.
Casamentos a noite: os longos são mais recomendados para as pessoas do altar, a não ser que o casamento seja extremamente formal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário